top of page

Agosto verde claro: Combate ao linfoma

"No post de hoje discutiremos um pouco sobre o Linfoma.

Aproveite e escute o nosso 11º episódio do nosso ONCOCAST da LAEO no spotify."


Texto Produzido por Emilly Camila Bispo Lira.


No mês de Agosto há uma campanha para o combate ao linfoma que se chama Agosto verde claro, lembrando que há dois tipos de linfomas o linfoma de Hodgkin e o Linfoma não Hodgkin.

Bem para conseguirmos entender o que é o linfoma precisamos saber qual órgão esse tipo de câncer atinge, o órgão afetado é o sistema Linfático sua função é proteger nosso contra corpos estranhos que entram no nosso corpo como vírus, bactérias, parasitas e etc. Ele está presente em todo nosso organismo, assim como os vasos sanguíneos temos os vasos linfáticos já que estamos comparando com as vasos sanguíneos, digamos que como o sangue tem sua composição a linfa também tem no casos do sangue temos as glóbulos vermelhos, a composição da linfa são os glóbulos brancos. (procurar).

Segundo o INCA (Instituto nacional do câncer) o Linfoma de Hodgkin e o Linfoma não-Hodgkin estima-se que entre esses tipos de câncer é mais prevalente em homens,entre 41 homens 1 é diagnosticado com o câncer e a cada 52 mulheres 1 é diagnostica. (BRASIL-2020)


Linfoma de Hodgkin


O linfoma de Hodgkin é um tipo de câncer que atinge as células de defesa/imunidade do nosso organismo, ele se origina quando um linfócito (que é uma dessas células de defesa do nosso organismo) geralmente nos linfócitos do tipo B elas se transforma em uma célula maligna assim ela vai se multiplicando dentro da corrente linfática e com passar do tempo migram para outros órgãos e tecidos. (BRASIL-2020)

É muito importante ficar atento aos sinais e sintomas no caso desse tipo de câncer os sinais e sintomas vai variar conforme o local de que ele vai surgir no corpo nas regiões do pescoço, axila e virilha que são as regiões mais superficiais forma-se ínguas indolores nestes locais se a doença atingir a região do tórax os sintomas são tosse falta de ar e dor torácica, quando atingem a pelve o abdome os sintomas são desconforto e distensão abdominal. (BRASIL-2020)

Para esse tipo de câncer os diagnósticos é através da biópsia, raio x, tomografia e ressonância magnética. Os linfoma de hodgkin geralmente é curável quando tratado corretamente. O tratamento para esse tipo de câncer é a poliquimioterapia que é feito com várias tipos de drogas diferentes, no caso de pacientes que o tratamento funciona mas mesmo assim a doença volta é solicitado dependendo o avanço da doença transplante de medula óssea. (BRASIL-2020)

Os fatores de risco dessa doença são pessoas que tem o sistema imunológico comprometido como os portadores de HIV, pacientes que fazem transplantes de órgãos por conta das drogas imunossupressoras que tomar para não obter rejeição do órgão e por questão genética onde membros da família já teve a doença é possivel porem muito raro a pessoa adquirir genes desse tipo de câncer. segundo o INCA esse tipo de câncer não tem como ser prevenido. (BRASIL-2020)


Linfoma não-hodgkin


Assim como o linfoma de hodgkin o linfoma não hodgkin (LNH) se origina das células de defesa do nosso organismo, porém eles e distingam em mais de 20 subtipos diferentes o LNH se torna mais comum na medida em que envelhecemos. Esse tipo de câncer é mais prevalente em homens. (BRASIL-2020)

O sinais e sintomas são bem específicos como febre, coceira na pele, perda de peso sem causa aparente, suor noturno excessivo, aumento dos linfonodos nas axilas, pescoço e virilha. O diagnóstico do LNH é complexos pois como existem vários subtipos é necessário uma demanda maior de exames para saber ao certo o que será enfrentado, os exames feitos são biopsia, punção lombar, tomografia computadorizada e ressonância magnética. A detecção precoce desse câncer é essencial pois possibilita resultados melhores no tratamento, deve ser feita a investigação quando aparecer sinais e sintomas citados acima. (BRASIL-2020)

O tipos de tratamento desse câncer envolve radioterapia, quimioterapia e imunoterapia a estratégia a ser tomada depende do tipo de LNH encontrado. O fatores de risco envolvidos são, sistema imunológico comprometido, portadores dos vírus que causam úlceras gástricas, algumas substâncias químicas como agrotóxicos, madeira, borracha, plástico, cerâmica, laticínio, exposição a altas doses de radiação. Para prevenir este câncer o consumo de verduras e frutas e evitar toxinas como agrotóxicos e radiação.



REFERÊNCIAS

BRASIL. Tipos de câncer/Câncer de fígado: INCA. Disponível em: https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-figado. Acesso em 29/07/2020.


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page