top of page

Tumor ósseo


"No post de hoje discutiremos um pouco sobre o tumor ósseo.

Aproveite e escute o nosso 9º episódio do nosso ONCOCAST da LAEO no spotify."


Texto Produzido por Gabriele Mendes.


Os tumores ósseos, que possuem uma grande variedade quando são considerados canceres ósseos, que possuem uma incidência de menos de 0,2% entre todos os cânceres, tendo origem a partir do crescimento descontrolado das células ósseas.

Os tipos de tumores com origem óssea quando são considerados câncer:

Em adultos os canceres ósseos mais prevalentes são:

- Condrossarcoma;

- Osteossarcoma;

- Condroma;

- Tumor de Ewing.

Em crianças e adolescentes (com até 20 anos) os tipos mais prevalentes nos ossos são:

- Osteossarcoma;

- Tumor de Ewing;

- Condrossarcoma;

Condrossarcoma

É um tipo de câncer raro em pessoas com menos de 20 anos, acomete homens e mulheres com a mesma frequência, podendo ter início principalmente na cartilagem de ossos da pélvis, pernas e braços.


Osteossarcoma

Que ocorre com maior frequência em crianças de 10 anos até adultos de 30 anos, mais comum em homens, podendo acometer principalmente ossos dos braços, pernas ou pelve.


Condroma

Se desenvolve com mais frequência em adultos com mais de 30 anos, mais comum em homens, podendo ocorrer na base do crânio e nos ossos da coluna vertebral.


Tumor de Ewing

Mais comum em crianças e adolescentes, com origem em ossos da pelve, costelas, ossos longos das pernas e dos braços. Possui uma maior incidência em pessoas brancas e é muito raro em afro-americanos e asiáticos.


E você sabe quais são os fatores de risco para se ter câncer ósseo?

Podem ser:

- Distúrbios genéticos, onde a poucos casos relacionados a esse fator de risco;

- Exposição à radiação;

- Transplante de medula óssea.


E os sintomas você conhece?

Podendo ser:

- Dor, não sendo algo frequente no início do desenvolvimento do câncer, podendo ocorrer quando o osso afetado é utilizado, a medida em que o câncer progredir a dor se tornara constante;

- Inchaço na área em que se sente a dor;

- Fraturas, o câncer ósseo causa o enfraquecimento dos ossos levando a ocorrer as fraturas;

- Outros sintomas podem ser dormência e formigamento quando se trata de câncer nos ossos da coluna vertebral ou perda de peso e fadiga quando se espalha para os órgãos internos.

Os sintomas podem ser facilmente confundidos com outros sintomas de diversas outras patologias, tornando assim difícil o diagnóstico precoce dos cânceres ósseos.


Tratamentos

O tratamento mais utilizado é a realização de cirurgias, utilizadas em casos de câncer ósseo e em tumores com origem óssea considerados benignos que não se espalham para outros tecidos ou órgãos são facilmente tratados por meio de cirurgia.

Outra forma de tratamento é a utilização de radioterapia onde é utilizado raios ou partículas de alta energia para matar as células cancerígenas. E a quimioterapia também é utilizada como forma de tratamento, onde é utilizado medicamentos que alcançam as células cancerígenas e as destroem.



REFERENCIAS


AMERICAN CANCER SOCIETY. Bone Cancer. 2. ed. [S. l.]: The American Cancer Society, 5 fev. 2018. Disponível em: https://www.cancer.org/cancer/bone-cancer.html. Acesso em: 15 jul. 2020.


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page