top of page

Câncer hepático

"No post de hoje discutiremos um pouco sobre o Câncer hepático.

Aproveite e escute o nosso 10º episódio do nosso ONCOCAST da LAEO no spotify."


Texto Produzido por Gessica S. de Macedo.


No mês de julho há uma campanha para o Dia Mundial de Luta Contra Hepatites Virais sendo o Julho Amarelo. Vale lembrar que a hepatite B e C são fatores de riscos do câncer hepático.


Existem quatro tipos de tumores o primeiro e o mais comum sendo o hepatocarcinoma que está associado aos fatores de riscos como hepatites virais e alcoólica, contaminação por parasitas e substâncias de fungos, o sobrepeso, ter contato diariamente com produtos como arsênio, cloreto de vinila, solventes, fumos de solda e bifenil policrorado, o colangiocarcinoma que está relacionado principalmente com a doença clonorquíase, o angiossarcoma que é referente a exposição ao cloreto de vinil, arsenicais inorgânicos e substâncias encontradas em agrotóxicos e o mal armazenamento de amendoim, arroz, milho e outros cereais e por último o hepatoblastoma que são tumores raros em crianças e recém-nascidos (BRASIL, 2018).


Segundo o Ministério de Saúde os dados de 2014 a 2018 esse tipo de câncer é mais prevalente em homens (BRASIL, 2014-2018). E outros fatores de riscos relacionados é o uso de esteroides anabolizantes e de anticoncepcionais orais (BRASIL, 2018).

O câncer hepático pode começar de duas formas, primária que é quando o tumor se origina no próprio órgão e secundária quando ocorre a metástase (BRASIL, 2018).

É muito importante ficar atento aos sinais e sintomas pois são parecidos com outras doenças como por exemplo a esquistossomose ou cirrose hepática, os sinais e sintomas mais comuns do câncer são hepatomegalia e esplenomegalia, sentido sob as costelas do lado direito sendo fígado e esquerdo sendo o baço, algia abdominal, perda de apetite, ascite, prurido e icterícia (BRASIL, 2018), mas os sinais e sintomas não aparecem no início da doença dificultando no tratamento, por isso a importância de pessoas que apresentam fatores de riscos façam exames de rotina para não terem o diagnóstico tardio.


Para esse tipo de câncer os diagnósticos são por exames em laboratórios e de imagens, associado aos sinais e sintomas e a biópsia (BRASIL, 2018). Quando se é encontrado na forma primária o mais recomendado é a cirurgia, removendo a parte cancerígena ou dependendo da sua localidade e da condição do paciente realizará a cirurgia somente depois de diminuir o tamanho do tumor, sendo necessário realizar um tratamento associado com a quimioterapia, ou radioterapia, ou imunoterapia, ou ablação que é a destruição das células do tumor ou embolização que impede a passagem de células cancerígenas para outros locais (AMERICAN CANCER SOCIETY, 2020).


Se o fígado estiver em mal estado e estiver no estágio inicial do câncer pode haver um transplante se encontrar um outro órgão compatível, agora quando se encontra em forma avançada são tratados com medicamentos de imunoterapia e para aliviar as dores. Devido a dificuldade curativa desse câncer muitas vezes o paciente não é curado, os tratamentos são para prolongar a vida e aliviar os sintomas, e geralmente após a remoção do tumor ocorre a recorrência no lugar próximo ou distante do antigo tumor, e isso se deve a eficácia do tratamento utilizado ou a condição do órgão (AMERICAN CANCER SOCIETY, 2020).


A prevenção contra o câncer de fígado vai além de uma dieta balanceada, realização de atividades físicas ou não usar álcool ou tabaco. Para se prevenir deste tipo de câncer é importante evitar de contrair as hepatites B e C, tomar a vacina contra hepatite B e o tratamento das infecções no fígado, não usar esteroides anabolizantes e nao entrar em contato com substâncias/produtos químicas industrializados ou de fungos em alimentos ou fazer o manuseio adequado delas (BRASIL, 2018).


REFERÊNCIAS

AMERICAN CANCER SOCIETY. Disponível em: https://www.cancer.org/cancer/liver-cancer/treating/by-stage.html#written_by. Acesso em: 21/07/2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Atlas de mortalidade por câncer, 2014-2018. Disponível em: inca.gov.br/MortalidadeWeb/pages/Modelo02/consultar.xhtml. Acesso em: 22/07/2020.

BRASIL. Tipos de câncer/Câncer de fígado: INCA. Disponível em: https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-figado. Acesso em 21/07/2020.


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page