top of page

CÂNCER DE PELE MELANOMA


ree

"No post de hoje discutiremos um pouco sobre o paciente oncológico e o corona vírus.

Aproveite e escute o nosso 3º episódio do nosso ONCOCAST da LAEO no spotify."


Texto Produzido por Fernanda da Silva


O mês de junho conhecido também como junho preto é o mês de conscientização do câncer de pele.





O QUE É O CÂNCER DE PELE DO TIPO MELANOMA?


É um tumor maligno que tem origem nos melanócitos (que são células que produzem a melanina as quais dão a pigmentação na pele) que devido ao crescimento desordenado dessas células surgi o melanoma. É mais comum em pessoas de coloração branca, e em pessoas negras surgi em áreas mais claras como palma da mão e plantas dos pés.

Entre os tipos de câncer de pele o melanoma é o mais grave devido ao risco de causar metástase (é quando o câncer se espalha para outros órgãos), em pessoas com a suspeita a detecção é feita por um dermatologista através de exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos.

SINAIS E SINTOMAS

O melanoma pode surgi tanto em pintas existente quanto em novas pintas, em casa mesmo vocês podem estar analisando a pinta se ela é comum (sadia) ou diferente (com alterações), uma das formas de identifica a diferença entre essas pintas é por meio de um esquema conhecido como ABCDE onde:


A: assimetria

B: bordas (margens da pinta)

C: cores (em pintas não saudáveis ela vai apresentar várias tonalidades escuras)

D: diâmetro (possui maior que 5 mm)

E: evolução mudança de tamanho, cor, forma ou aparência.


Pinta de coloração escura, que possui bordas irregulares, aumento de tamanho, mudança da forma ela vai ficar assimétrica onde são acompanhadas ou não por coceiras e descamação apresentando esses sinais deve-se procurar um dermatologista para investigação mais especializada. Ressaltando que quanto mais cedo for diagnosticado melhor serão as chances de tratamento.

FATORES DE RISCO


  • Exposição prolongada e repetida ao sol principalmente no horário das 10 horas e 14 horas da tarde (que possui raios ultravioletas UV)

  • Exposição a câmeras de bronzeamento artificial

  • Ter histórico familiar ou pessoal de câncer de pele

  • Ter pele e olhos claros, cabelos ruivos, ou loiros ou ser albino.

PREVINIR


  • Utilizar protetor solar de fator 15 no mínimo;

  • Evitar a exposição solar repentina;

  • Utilizar óculos com proteção UV;

  • Utilizar bonés, chapéus, roupas adequada nas aéreas que estão mais exposta ao sol;

TRATAMENTO


O procedimento cirúrgico é o mais indicado para remover a lesão. A radioterapia e a quimioterapia também podem ser utilizados mais irá depender do estágio em que se encontra o tumor. Se ele estiver em metástase atualmente há medicamentos que possuem altas taxas de sucesso terapêutico com objetivo de postergar a evolução da doença.

REFERÊNCIA


INCA INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER. Câncer de Pele Melanoma. MINISTÉRIO DA SAÚDE. 2020. Disponível em: https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-pele-melanoma#main-content. Acesso em: 04 Jun 2020.

 
 
 

Comentários


bottom of page